segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por que você deve prestar atenção à visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil




Esta semana foi marcada pela visita da jornalista cubana Yoani Sánchez, famosa pelas críticas que escreve em seu blog Generación Y sobre a situação social e política de seu país.  Ela começou no Brasil uma viagem de 80 dias por dez países da América e da Europa – o que só foi possível porque ocorreu uma reforma migratória em Cuba, vigente desde 14 de janeiro. Antes disso, vários pedidos seus de saída foram negados pelo governo cubano.
A visita, no entanto, atraiu muitos protestos. Seus opositores afirmam que ela é financiada pelos Estados Unidos para fazer campanha contra o regime cubano. Sobre isso, ela comentou com a imprensa: “Este argumento eu conheço desde pequena, e é dado a todos que são contra o regime”. Manifestantes chegaram a impedir a projeção do documentário “Conexão Cuba-Honduras”, no qual Yoani é uma das entrevistadas, em um evento em Feira de Santana (BA). Sobre os ataques, ela disse: “Eu gostaria que houvesse uma democracia assim em meu país”.
Quem critica Yoani chama a atenção, também, para a dimensão incomum do seu blog: lá, você pode ler os textos em 20 línguas, fora o espanhol – nem o site das Nações Unidas tem tantas traduções. Ele também rendeu muitos prêmios internacionais para a cubana, dados em forma de dinheiro por diferentes jornais e organizações. Além disso, eles mencionam o fato de que o Wikileaks publicou documentos revelando encontros e relações entre a blogueira e o governo americano.
Por que o vestibulando deve prestar atenção à visita de Yoani Sánchez?
Primeiro, é interessante o estudante  perceber o choque de opiniões que a sua vinda tem despertado, o que evidencia opiniões diferentes sobre Cuba. De um lado, uma parcela da população a está apoiando como alguém que representa a crítica à ditadura e à falta de liberdade do regime socialista. De outra, grupos de esquerda a têm condenado. Ao mesmo tempo, a própria autorização de viagem que ela recebeu também indica certa mudança de postura do governo cubano e mostra que ele está passando por um processo de abertura – e isso pode ser tanto propaganda do regime, mostrando que ele está mais aberto, como também uma forma de atrair recursos externos.


Mas, para o vestibular, mais importante do que entender a polêmica em si é conhecer a situação e a história do país. 

Independência apoiada pelos EUA

A ilha de Cuba foi colônia da Espanha por quatro séculos e teve economia baseada no sistema de plantation. Os EUA eram o principal comprador do açúcar cubano e, com interesses econômicos e estratégicos na região, entraram em guerra com os espanhóis pela independência de Cuba. A Espanha foi derrotada em 1898 e cedeu aos EUA o domínio da ilha. Os norte-americanos cederam a independência formal a Cuba em 1902, mas mantiveram controle direto sobre o país e uma base militar na baía de Guantánamo, mantida até hoje.
Revolução Cubana
Na década de 1950, Cuba tinha uma economia baseada na exportação de tabaco e açúcar e graves problemas sociais, como concentração fundiária e miséria da população rural. Só que, ao mesmo tempo, a capital, Havana, possuía grandes cassinos e festas para os americanos, que usavam Cuba como uma espécie de colônia de férias.
O país era governado por uma ditadura militar instaurada e chefiada por Fulgêncio Batista, aliado dos EUA. Esse cenário levou à formação de uma guerrilha camponesa liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. A revolução depôs Fulgêncio Batista em 1959. O grupo de Fidel era nacionalista e, pela dinâmica da revolução, nacionalizou as empresas estrangeiras, desapropriou as grandes fazendas de monocultura e realizou uma reforma agrária, o que provocou vários conflitos com os norte-americanos, donos de empresas e de grandes extensões de terra.
Em 1961, os EUA resolveram articular uma invasão militar do país, no fracassado desembarque na baía dos Porcos. No ano seguinte, Cuba estabeleceu aliança com a então União Soviética e aderiu ao modelo socialista. No mesmo ano, a possível instalação de mísseis soviéticos na ilha levou à grave “crise dos mísseis”.
Cuba foi então expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA), e os EUA decretaram, em 1962, um embargo econômico proibindo que empresas americanas vendessem ou comprassem produtos cubanos e incluindo regras que se estenderiam a outros países que mantêm relações com os EUA, como a proibição de qualquer comércio exterior com cubanos usando dólares.
Durante todo o restante da Guerra Fria (1945-1991), Cuba recebeu o apoio soviético e de outros países comunistas do Leste Europeu, com vantagens na venda de açúcar acima do preço de mercado e na compra de petróleo.
Porém, o fim da URSS em 1991 agravou a situação econômica imposta pelo embargo, provocando desemprego, racionamento de alimentos e itens básicos, como papel. A renda dos cidadãos cubanos caiu significantemente nesse período.
A chegada de Hugo Chávez à Presidência da Venezuela, em 1998, foi um alento para Cuba, que estreitou laços e voltou a receber forte apoio externo. Atualmente, Cuba conta com as vantagens de participar da Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), iniciativa da Venezuela, que prioriza o comércio entre países latino-americanos, com pagamentos em dinheiro, mercadorias ou serviços. Pelo acordo, Cuba recebe petróleo venezuelano em condições vantajosas e paga com mercadorias e serviços médicos.


Hoje
Desde que sucedeu seu irmão Fidel Castro, e em resposta à piora na situação econômica da ilha com a crise de 2008, Raúl Castro tem realizado reformas que diminuem o controle do Estado sobre a economia, ao mesmo tempo em que procura novos  investimentos e tenta se aproximar de países como Rússia e China.
Entre as medidas, autorizou a abertura de cooperativas e pequenos comércios, o direito de os agricultores venderem diretamente parte de sua produção e liberou a venda de imóveis e automóveis entre os civis. Na prática, isso pode significar o início do fim da propriedade coletiva dos meios de produção nas mãos do Estado. O governo também anunciou que fará um corte gradual dos subsídios a alimentos e eletricidade e que vai demitir cerca de 1,3 milhão de funcionários públicos até 2015.
Por sua vez, o governo de Barack Obama, apesar de ter renovado o embargo a Cuba, está flexibilizando algumas sanções. Por exemplo, em julho de 2012, uma empresa de Miami, na Flórida, recebeu a permissão de iniciar uma linha regular marítima para remessa de ajuda humanitária ao país. Viagens de norte-americanos à ilha também passaram a ser permitidas.
Os EUA não aceitam a presença de um regime comunista em que terras e empresas foram expropriadas e tornadas propriedade estatal a pouco mais de 150 quilômetros de seu litoral. Assim, a ação diplomática norte-americana visa a mudar economicamente o regime, ao mesmo tempo em que pressiona politicamente para terminar com a ditadura de partido único (Partido Comunista Cubano).

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/




Estude para o vestibular com os filmes indicados ao Oscar 2013


Às vezes é cansativo estudar só por livros ou na sala de aula. O cinema é uma boa alternativa para quem busca estudar e se divertir ao mesmo tempo. Entre os indicados ao Oscar deste ano, 15 filmes se destacam por abordarem temas históricos ou sobre o meio-ambiente, como Guerra do Afeganistão, Revolução Iraniana e Aquecimento Global. Bons estudos e boa diversão!

Confira no link:
http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/estude-vestibular-filmes-indicados-ao-oscar-2013-734435.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante#0


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UFC divulga lista de espera do processo seletivo SISU 2013.


          Já está disponível no endereço eletrônico da UFC (Universidade Federal do Ceará) o relatório com a quantidade de vagas remanescentes e a classificação dos candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do SISU 2013.
         A convocação dos candidatos em lista de espera nos cursos da UFC, acontecerá em suas respectivas sedes em reuniões com chamada (o candidato ou seu representante deverá comparecer ao campus que pleiteia a vaga). A chamada de lista de espera será realizada exclusivamente nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2013, para os cursos sediados em Fortaleza e, exclusivamente no dia 1º de março de 2013, para os cursos sediados no interior do Estado. 

Confira o edital de chamada e o relatório de classificação da lista de espera da UFC acessando o endereço eletrônico: http://www.prograd.ufc.br/sisu/

Fique por dentro das notícias importantes da semana 03 a 08 de fevereiro


Em dez dias de ataques, SC registra 80 ocorrências

Nos dez dias de ataques, 25 munícipios catarinenses tiveram ocorrências. Joinville, onde surgiu um vídeo com cenas de agentes prisionais agredindo detentos em uma penitenciaria, concentra o maior número de crimes, com 15 registros. Florianópolis está em segundo lugar com 11 incidentes. Este ano, a facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC) completa dez anos de existência. Escutas confirmaram que as ordens de atentados saíram de dentro do presídio de São Pedro de Alcântara em 2012. Na primeira série de ataques, as ocorrências pararam depois que o ex-diretor da penitenciária, que vinha sendo acusado de maus tratos no local, se afastou do cargo. A esposa dele, agente prisional na unidade, foi morta por detentos.


Drones de Obama são alvo de discussão nos EUA

O presidente americano Barack Obama tem suscitado críticas por usar largamente os drones, aviões-robôs não tripulados, para atacar supostos terroristas no Paquistão. Essas armas vão contra acordos internacionais, pois também matam civis.
Segundo um artigo da CNN, Obama já autorizou 283 desses ataques no Paquistão, seis vezes mais do que o presidente George W. Bush autorizou em oitos anos no cargo.  Como resultado, o número estimado de mortes por drones no governo Obama é mais de quatro vezes o que foi durante o governo Bush – entre 1494 e 2618.
A discussão cresceu ainda mais nesta semana, com o vazamento de um memorando de Barack Obama sobre o assunto que dizia que, se um americano está envolvido em terrorismo e oferece risco à segurança do país, ele pode ser morto por um drone. Segundo muitos juristas, isso equivale a uma execução sumária, sem julgamento – algo que contraria as leis do país.


Ministro japonês vai à Arábia Saudita pedir acordo de fornecimento de mais petróleo

O ministro do Comércio do Japão está a caminho da Arábia Saudita nesta sexta-feira para tentar assegurar mais petróleo ao país, que é um dos maiores importadores mundiais. Essa medida do Japão pode ser a primeira de uma série para ter acesso direto ao petróleo saudita, maior produtor da Opep, o que pode aumentar ainda mais os temores sobre os estoques de petróleo entre outros importadores.
Os mercados de petróleo estão numa fase complicada: há insegurança sobre o fornecimento do Oriente Médio, em meio a tensões entre o Ocidente e o Irã (com o controverso programa nuclear iraniano) e com o aumento do preço do petróleo Brent (a cotação Brent é referência para os mercados europeu e asiático) ficando em média acima dos 111 dólares por barril no ano passado.


Grupo de homens armados tenta atacar quartel na Argélia

Na noite de segunda-feira (4), um grupo de homens armados tentou atacar com armas automáticas e lança-granadas um quartel militar situado na cidade de Jenshela, a 470 quilômetros de Argel. Segundo o jornal argelino “Al Jabar”, 50 terroristas participaram do ataque e o exército fez uso de artilharia e aviões de combate para repelir os agressores.
Este é terceiro grande ataque na Argélia no período de um mês. Na madrugada do dia 16 para o dia 17 de janeiro, um grupo de rebeldes ligado à Al Qaeda invadiu um campo de exploração de gás no país. A ação foi uma resposta à abertura do espaço aéreo da Argélia, ex-colônia francesa, para que a França pudesse bombardear outra ex-colônia, o Mali, em sua guerra contra os rebeldes islamitas que dominam o norte do território. A Argélia é o sexto maior exportador de gás natural do mundo (sendo origem de um quarto das importações de gás natural da Europa) e detém a 16ª maior reserva de petróleo.


Para ficar por dentro das discussões: Pastor Silas Malafaia ataca união homossexual em programa de TV e causa reação nas redes sociais

A entrevista (e o bate-boca) do pastor Silas Malafaia (líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo) no programa De Frente com Gabi, apresentado por Marília Gabriela e exibido no último domingo no SBT, provocou reações nas redes sociais nesta segunda-feira. Malafaia fez críticas ao relacionamento entre homossexuais e atacou a revista americana Forbes, que o apontou como dono de uma fortuna de 305 milhões de reais.


Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br

Como a renúncia do Papa Bento XVI pode cair no vestibular




Na segunda-feira dia 11/02 , o Papa Bento XVI anunciou que irá renunciar em 28 de fevereiro. Ele, que tem 85 anos e ficou oito no papado, alegou problemas de saúde devido à idade avançada e desejou o fim das rivalidades e divisões internas na Igreja Católica.
Bento XVI foi escolhido em abril de 2005 para suceder João Paulo II, um dos pontífices mais populares da história. Sua renúncia tem gerado especulações sobre seus reais motivos – muitos acreditam que teve a ver com divisões e disputas internas na Igreja, bem como com a falta de popularidade do Papa. Em 15 a 20 dias após a renúncia, será realizado um conclave, ou reunião de cardeais para escolher um sucessor.
Seis papas abdicaram do posto antes de Bento XVI, mas outros já foram forçados a fazer isso por razões políticas ou territoriais. O último caso havia acontecido há quase 600 anos: em 1415, o Papa Gregório XII anunciou a saída do cargo para resolver uma disputa interna na Igreja que havia resultado no Cisma do Ocidente, uma crise religiosa entre os anos de 1378 e 1417 na qual, por causa do autoritarismo do Papa eleito, surgiram outros dois Antipapas para disputar o poder, um em Pisa e outro em Avignom (França).

O poder da Igreja
É importante que o aluno estude o papel da Igreja na História do Ocidente. Ela sempre teve grande importância política, social e econômica e entrou em crise no século 16, com o Renascimento. Mas manteve certo poder até parte do século 20.
O último grande feito político de um papa foi em 1979, quando João Paulo II teve um peso importante na desestabilização dos regimes socialistas do Leste Europeu.
Em 2005, a revista Superinteressante publicou uma matéria que falava sobre isso.


Depois disso, a Igreja foi perdendo o seu poder. “Ela não soube dar uma resposta para a angústia e as exigências do homem pós-moderno, pois está arraigada a um tipo de pensamento anterior”, explica o professor Antonio, que é formado em Teologia.
O Concílio Vaticano II, uma série de conferências realizadas entre 1962 e 1965 e conduzidas pelo Papa João XXIII, foi uma tentativa de modernizar e abrir a Igreja para o diálogo, estabelecendo que a mensagem católica deveria ser inteligível para o mundo, com missas realizadas nas línguas nacionais e não mais em latim, com o padre de costas para os fiéis, por exemplo. Isso dividiu mais a Igreja entre grupos mais progressistas e mais conservadores e, com o Papa João Paulo II, houve um congelamento dessa modernização. Por sua vez, Bento XVI responsabilizou a mídia pelo que chamou de interpretação distorcida das reuniões da igreja na época, defendendo que o Concílio não foi uma ruptura revolucionária com o passado, como consideram os católicos liberais, mas apenas uma renovação.

O que é preciso saber
É importante que o vestibulando saiba que o Vaticano é a única monarquia absolutista que temos. O Papa exerce o papel de rei com plenos poderes: legisla, administra e julga, tendo o poder de condenar ou perdoar.
Segundo ele, também é bom estudar a história da Igreja como força hegemônica durante a Idade Média e suas alianças com monarquias absolutistas. A partir do ano 391, quando o imperador Teodósio tornou o catolicismo a religião oficial do Império Romano, a Igreja passou a acumular fortunas e territórios. A estrutura com padres e sacerdotes na base da pirâmide, bispos acima e o papa no topo já estava definida no século 5.
Na Idade Média, os sacerdotes detinham não somente o poder político e econômico, mas também o conhecimento: diferente da maioria da população, eles sabiam ler e escrever. O pensamento filosófico da época foi influenciado intensamente pela Igreja e os maiores expoentes da filosofia medieval eram religiosos: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
A decadência do poderio da Igreja veio com o fim do feudalismo. A partir do século 11, a Europa entrou em um período de relativa calmaria, a agricultura se desenvolveu, a população aumentou e o feudalismo deixou de funcionar na sociedade em expansão, com o aumento da pressão pelo aumento do comércio e pela urbanização. Nascia um novo sistema econômico: o capitalismo. Começava a Idade Moderna e a Igreja perderia o seu imenso poder.





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sisu: Instituições começam a chamar integrantes da lista de espera


A partir desta segunda-feira, 18, as instituições públicas de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a convocar candidatos integrantes da lista de espera para ocupar as vagas remanescentes. A partir de agora, é de responsabilidade do estudante o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições.


Participaram da lista - o prazo de adesão expirou no dia 8 último - os estudantes não convocados nas duas chamadas previstas pelo sistema. O estudante só pôde integrar a lista de espera pela primeira opção de curso, declarada no momento da inscrição.

Neste primeiro semestre, o Sisu ofereceu 129.319 vagas - 18% a mais em relação a 2012 - em 3.752 cursos. Promovem a seleção de estudantes por meio do sistema 101 instituições públicas de educação superior.

O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais informações na página do Sisu na internet - sisu.mec.gov.br

* Fonte: site do MEC

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ProUni: Convocados na 2ª lista devem fazer a matrícula até o dia 19


Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até dia 19 próximo para apresentar os documentos e providenciar a matrícula na instituição de ensino. O resultado da segunda convocação está liberado para consulta pela internet -agenciabrasil.ebc.com.br.

Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera do programa. A adesão deve ser feita em 24 e 25 próximos. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28.

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

* Fonte: site do MEC - portal.mec.gov.br

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UFC divulga resultado de matrículas pelo SISU 2013


 
            Clique aqui e veja o RESULTADO PARCIAL DE MATRÍCULA e a quantidade de vagas ocupadas após a segunda chamada do processo seletivo SiSU na UFC.

           Lembramos que esta configuração de candidatos no 1º e no 2º semestres não pode ser considerada final, pois podem ocorrer desistências ou deslocamentos de vagas entre 1ª e 2ª opções de curso de alguns candidatos.
  
ATUALIZADO com as solicitações de matrícula da 2ª Chamada Regular do SiSU.

UPE (PE) divulga composição do Vestibular 2014


Considerando o início do ano letivo e a necessidade prévia das escolas em organizar o seu tempo pedagógico, a Universidade de Pernambuco (UPE), através da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos, publicou a composição do Vestibular 2014 (avaliação integrante do Processo de Ingresso da UPE).
Para o Vestibular 2014, cujo percentual de vagas será de 60% (do total de vagas a serem disponibilizadas), a seleção será realizada em duas etapas obrigatórias: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Conjunto de Provas Específicas. Veja o documento publicado pela Comissão com mais detalhes clicando no link abaixo.
http://www.upe.br/portal/images/stories/Vestibular_2014.pdf

Fonte:http://www.upe.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=794:upe-divulga-composicao-do-vestibular-2014&catid=1:noticias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

UERN (RN) antecipa divulgação da concorrência do PSV 2013


A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - antecipou a divulgação da concorrência do Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013). A consulta pode ser feita no site www.uern.br.

Com 1.862 candidatos inscritos, o curso de Medicina lidera a concorrência geral com 143,23 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Direito (2º Semestre) do Campus de Natal, com 47,05 candidatos por vaga. Em terceiro lugar aparece Odontologia, do Campus de Caicó, com 42 candidatos por vaga.

Entre os cotistas, o curso mais concorrido continua sendo o de Medicina com 31,3 candidatos por vaga, em segundo lugar aparece Odontologia (Caicó) com 20,9 candidatos por vaga e em terceiro Serviço Social com 18,39 candidatos por vaga.

Recém-criado, o curso de Ciência e Tecnologia teve um total de 402 inscritos, sendo o segundo mais concorrido do Campus de Natal. Na concorrência geral são 16,08 candidatos por vaga, entre os cotistas essa concorrência cai para 7,68.

O professor Egberto Mesquita, coordenador da COMPERVE, informa que nesta sexta-feira, dia 15, será disponibilizada a lista com a relação dos candidatos beneficiados com o Sistema de Cotas e a respectiva escola onde o candidato concluiu o Ensino Médio. O objetivo é fazer com que qualquer pessoa possa verificar as informações cedidas pelos candidatos. Caso haja divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à COMPERVE.


São ofertadas 2.602 vagas nos cursos de graduação da UERN. As provas do PSV 2013 serão realizadas nos dias 3 e 4 de março simultaneamente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.

CARTÃO - A COMPERVE informa que a partir do dia 19 de fevereiro serão liberados os cartões de identificação dos candidatos, que contêm os dados pessoais dos candidatos e o local de prova. O candidato deve colar uma foto 3x4 no cartão, foto recente datada a partir de 2010.

Universidade Federal do Ceará (UFC), divulga edital da chamada de lista de espera do SiSU 2013

Imagem: Logomarca do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)



A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulgou, no último dia 8, o edital da chamada de lista de espera 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Instituição. Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2012 e não conseguiram obter vagas na UFC nas primeira e segunda chamadas do SiSU, mas informaram o desejo de constar nessa lista de espera, devem – caso aptos para essa fase de seleção – realizar matrícula nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2013, para os cursos sediados em Fortaleza, e no dia 1º de março para os cursos sediados no interior do Estado.

A seleção dos candidatos às vagas será efetuada com base nos resultados obtidos pelos candidatos no ENEM de 2012, considerando-se a ordem de classificação do candidato no SiSU referente a curso, formação e turno pretendidos. Será publicada, até as 23h59min de 22 de fevereiro de 2013, em caráter meramente informativo, no site do SiSU na UFC, a lista dos candidatos aptos para a lista de espera, por curso, formação e turno, em ordem de classificação, assim como o quantitativo de vagas a serem preenchidas.

O edital, com mais informações relativas à chamada de lista de espera, como documentação, horários e locais de comparecimento dos candidatos à UFC para a realização da matrícula, está disponível no site do SiSU na UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9036
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2013/3301-pro-reitoria-de-graduacao-divulga-edital-da-chamada-de-lista-de-espera-do-sisu-2013


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Fique por dentro das notícias importantes da semana do dia 13 a 18 de janeiro de 2013


Se você vai prestar vestibular este ano, é fundamental ficar atento ao noticiário. Mas é normal que, com tanta coisa para estudar, às vezes seja difícil se manter em dia com as notícias. Para ajudar você nessa tarefa, o Colégio Luciano Feijão indica alguns dos fatos da semana do dia 13 a 18 de janeiro aos quais vale a pena dar mais atenção.





Terroristas islâmicos invadem campo de exploração de gás na Argélia e fazem centenas de reféns
Na madrugada do dia 16 para o dia 17 de janeiro, um grupo de rebeldes ligado à Al Qaeda invadiu um campo de exploração de gás na Argélia operado pelas empresas Sonatrach, a britânica BP (British Petroleum) e a norueguesa Statoil. Segundo o líder, o argelino Mojtar Belmojtar, a ação é uma resposta à abertura do espaço aéreo da Argélia, ex-colônia francesa, para que a França pudesse bombardear outra ex-colônia, o Mali, em sua guerra contra os rebeldes islamitas. O país africano está dividido desde o ano passado, após rebeldes ligados à Al-Qaeda terem dominado o norte do território. A Argélia permitiu que a França utilizasse seu espaço aéreo durante a intervenção militar iniciada na semana passada contra os rebeldes islamitas no Mali. Na tentativa de resgatar o campo de gás, o Exército da Argélia tem feito bombardeios ao local.
A Argélia é o sexto maior exportador de gás natural do mundo (sendo origem de um quarto das importações de gás natural da Europa) e detém a 16ª maior reserva de petróleo.

Itamaraty concede passaportes diplomáticos a líderes evangélicos
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) concedeu passaporte diplomático a quatro líderes evangélicos da Igreja Internacional da Graça de Deus e da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, além de integrantes da Igreja Mundial do Poder de Deus. A medida gerou polêmica e levou a novos pedidos, como o da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGT). O benefício dá direito à fila especial na entrada de vários países e, em alguns deles, dispensa a emissão do visto.

Menina indiana de 11 anos é estuprada por seis homens
Em dezembro do ano passado, o caso da estudante de 23 anos que foi estuprada e morreu dias depois por causa dos ferimentos gerou protestos e chamou a atenção do mundo. Agora, veio à tona a história de outra indiana, desta vez uma menina de apenas 11 anos, que está em estado crítico após ser submetida a 14 operações por ter sido estuprada por seis homens. A polícia se negou a registrar a denúncia no momento da agressão, mas depois, após as pressões da população local, que convocou marchas de protesto, se viu obrigada a fazer isso. Os dois casos deram origem a um debate sem precedentes sobre o papel da mulher na Índia.

Obama apresenta plano sobre controle de armas e pede ação ao Congresso
Depois de tragédias provocadas por atiradores em instituições de ensino americanas, como a escola infantil Sandy Hook, em Connecticut (onde morreram 28 pessoas em dezembro), e a do campus Hazard Community and Technical College em Kentucky, nesta semana, o presidente americano Barack Obama apresentou seu plano contra as armas de fogo. Nesta quarta-feira, ele firmou 23 decretos para reforçar o controle sobre a venda de armamento e pediu ao Congresso que proíba a compra de fuzis de assalto.

Mec divulga balanço com dados do SiSU 2013





No dia 14 de janeiro, o Ministério da Educação publicou nota divulgando os principais dados da primeira edição do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) de 2013 que aconteceu agora em janeiro.

E os números novamente são gigantescos.

Além do recorde de inscritos (1.949.958), já informado aqui no infoEnem, o sistema registrou outros números importantes.

Acompanhe alguns desses dados na lista abaixo.

- Número de instituições participantes – 101;
- Curso mais procurado – gestão pública (Instituto Federal de Educação, Ciência e
- Tecnologia de Brasília);
- Instituições mais procuradas – Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade
- Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Número de contistas inscritos – 864.830, que representa 44% do total de candidatos;
- Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo – 349.904 candidatos;
- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas independente de renda familiar – 193.238 participantes;
- Total de inscritos com renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo – 168.243 alunos;
- Concluintes do Ensino Médio na rede pública – 153.445 candidatos;
- Média geral da nota de corte dos cotistas para o curso de Medicina – 761,67 pontos;
- Média geral da nota de corte da ampla concorrência para o curso de Medicina – 787,56 pontos.

Apesar dos novos recordes,  todos já estão acostumados com os números assombrosos do sistema. Talvez o dado que mais chama a atenção é a proximidade das médias gerais das nota de corte de medicina dos cotistas e não cotistas.

 

Fonte: INFOENEM 

MEC divulga hoje (8) resultado da segunda chamada do ProUni





O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (8) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos poderão conferir o resultado na página do ProUni -siteprouni.mec.gov.br, por meio da central de atendimento pelo telefone 0800 616161 e nas instituições que participam do programa. Aqueles que forem pré-selecionados terão de hoje até o dia 19 de fevereiro para comprovar as informações nas instituições de ensino. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.
No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos e de conclusão do ensino médio, entre outros.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.
As bolsas aumentaram em relação ao número oferecido no segundo semestre de 2012, quando foram ofertadas 90.311 bolsas - 72.018 a menos que este ano. Em relação ao primeiro semestre de 2012, houve redução - foram oferecidas no período 195.030 bolsas, 32.701 a mais que neste ano.
Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
De acordo com o MEC, para a primeira convocação, divulgada no dia 24 de janeiro, foram pré-selecionados 159.177 candidatos, dos quais 107.575 para bolsas integrais e 51.602 para parciais.

* Edição: Graça Adjuto
* agenciabrasil.ebc.com.br.
Fonte: www.sejabixo.com.br

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Termina hoje 05/02 prazo para matrículas da 2ª chamada do Sisu


Encerra hoje 05/02 o prazo para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fazerem a matrícula nas instituições de ensino superior. Os selecionados devem verificar, com a instituição de ensino em que foram aprovados, o local, o horário e os procedimentos para a matrícula.


A segunda chamada foi divulgada no dia 26 de janeiro. Quem ainda não conferiu o resultado pode fazê-lo na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), por meio do telefone 0800-616161.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Praticando ENEM


Aulão de Atualidades - Comida de laboratório


Dia 01/02 Dia do Publicitário


Sisu: Convocados na 2ª lista devem fazer a matrícula dias 1º, 4 e 5




Os estudantes selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação terão esta sexta-feira, 1º de fevereiro, a segunda-feira, 4, e a terça, 5, para providenciar a matrícula na instituição pública de ensino que os convocou. A segunda chamada foi divulgada no dia 26 último. 

Os candidatos não convocados nas duas chamadas podem integrar a lista de espera do sistema. O prazo de adesão vai até 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que a tenha disponível. Ou seja, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato. 

Para os integrantes da lista, a convocação ocorrerá em 18 de fevereiro. 

Na primeira edição deste ano, o Sisu ofereceu 129.319 vagas - 18% a mais em relação a 2012 - em 3.752 cursos. Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema. O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Mais informações na página do Sisu na internet - sisu.mec.gov.br