sexta-feira, 27 de abril de 2012
quarta-feira, 25 de abril de 2012
UFRN (RN) adere ao Sistema de Seleção Unificada para acesso em 2013
A
Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotará, parcialmente, o Sistema de
Seleção Unificada (SiSU) para ingresso na instituição a partir de 2013 e
integralmente a partir de 2014.
A
decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em
reunião na manhã desta terça-feira, 17, na Sala dos Colegiados, prédio da
Reitoria.
De
acordo com a resolução aprovada pelo CONSEPE, em seu Art. 2º, para o ingresso
no ano de 2013 todos os cursos deverão oferecer, no mínimo, 50% das vagas disponíveis
através do SiSU, ficando o restante das vagas destinadas ao ingresso via
vestibular.
Os
cursos cujo ingresso se dá somente no segundo semestre, como Biomedicina, terão
seu acesso, exclusivamente, através do SiSU, enquanto os cursos com entrada apenas
no primeiro semestre terão vagas divididas, com 50% pelo vestibular e 50% pelo
SiSU.
Os
cursos que já adotam esse sistema continuarão a utilizar o mesmo critério.
A mesma resolução prevê que a partir de 2014 a UFRN preencherá todas as suas vagas através do SiSU, "excetuando-se os cursos que não se enquadram nesse processo seletivo".
A mesma resolução prevê que a partir de 2014 a UFRN preencherá todas as suas vagas através do SiSU, "excetuando-se os cursos que não se enquadram nesse processo seletivo".
Após
a finalização do vestibular 2013 e SiSU 2013.1 e 2013.2, a Pró-Reitoria de
Graduação e a COMPERVE farão um estudo do processo de admissão e, caso seja
constatada a necessidade, proporão alteração dessa resolução.
Com isso, a Universidade procura se adequar à nova realidade que já existe em diversas outras instituições federais de ensino superior, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz.
Com isso, a Universidade procura se adequar à nova realidade que já existe em diversas outras instituições federais de ensino superior, segundo a reitora Ângela Paiva Cruz.
A
reitora mostrou-se satisfeita com a aprovação, considerando uma
"significativa evolução pela qual a UFRN irá passar nos próximos anos. Com
essa mudança, a Universidade passará dos atuais 6% dos estudantes que
ingressaram via SISU para 100% do alunado".
O
principal objetivo da medida é democratizar a forma de acesso ao ensino
superior. "É um processo mais justo para o aluno. E essa mudança é
bem-vinda para toda a sociedade", disse a reitora.
Mais informações: www.ufrn.br
sexta-feira, 20 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Beber água durante provas pode aumentar chances de notas melhores, diz estudo
Pesquisadores constataram que alunos que consumiam água em exames tiveram desempenho melhor.
Estudantes que bebem água durante exames aumentam suas chances de conquistar notas mais altas, segundo um estudo feito na Grã-Bretanha.
A pesquisa, realizada pelas universidades londrinas de East London e Westminster com 447 estudantes, constatou um desempenho em média 5% melhor nos estudantes que beberam água em comparação com os que não ingeriram líquido.
Um dos autores do estudo, Chris Pawson, da Universidade de East London, disse que consumir água pode ter um benefício psicológico sobre o raciocínio, além de aliviar a ansiedade.
'São necessários outros estudos para determinar com mais precisão as causas disso, mas é evidente que os estudantes devem se esforçar para estarem hidratados durante as provas' disse ele.
Os resultados da pesquisa podem ter implicações em políticas adotadas sobre a acessibilidade da água durante os exames, dizem os pesquisadores.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Atenção na hora da inscrição!
ATENÇÃO ALUNOS FERAS
Você que vai prestar vestibular este ano, um dos primeiros passos é conhecer melhor a universidade e seu processo seletivo. Existem documentos conhecidos como Edital e Manual do Candidato, que possuem todas informações sobre o procedimento e regulamento do vestibular. Além de estar atento na hora de ler esses documentos, o vestibulando deve ser cauteloso com cada informação colocada na inscrição. Vamos esclarecer os principais pontos e informações que você deve prestar atenção:
EDITAL. O QUE É?
No edital, o candidato encontra regras e normas que definem o vestibular que irá acontecer. É um documento disponibilizado e divulgado no site da universidade e em um jornal de grande circulação. Segundo o Coordenador do Vestibular da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) Lúcio Marcos Teixeira, o documento traz também "datas, prazos, cursos (neste caso apenas o que a Normativa 40 sugere, por exemplo, nome do curso, turno, reconhecimento, quantidade de vagas). O normal é que contenha o Regulamento, que trata do formato do vestibular, tipo de prova, forma de pontuação e classificação".
MANUAL. O QUE É?
Segundo o coordenador, o Manual do Candidato é uma peça explicativa, no qual a Instituição informa com detalhes, cursos, estrutura da Instituição e pode ou não incluir o Edital e regulamento do Vestibular.
INSCRIÇÕES, PREENCHIMENTO E LEITURA DO EDITAL
Teixeira também deu algumas dicas importantes na hora de ler o edital.
"No edital, o candidato dever observar os cursos que possuem os famosos (*). Estas observações são de extrema importância. Vou citar um exemplo da nossa universidade: os cursos da saúde que são oferecidos no turno noturno, nos últimos anos, os estágios serão ou poderão ser no turno diurno ou vespertino. O aluno que trabalha é informado que, quando ele for realizar os estágios, por conta desta informação, está ciente desde que entrou no curso de que os estágios seriam neste horario. Outro ponto é a questão das formações de turma quando a Instituição tem varios campus em cidades circuvizinhas, no qual dependendo da formação de turma conforme demanda, pode não ser oferecida na cidade que ele escolheu e sim na cidade ou campus não escolhido disponível", afirma.
Sobre o preenchimento das inscrições, o coordenador aponta um erro corriqueiro: "O mais comum é o candidato informar condição de treineiro quando ele não é, e preenchimento de curso/turno equivocado." Porém, o vestibulando tem aliadas que podem facilitar todo esse processo: a internet e a inscrição mais simplificada. "Hoje, a internet facilitou muito e as redes sociais criam um grupo natural que no período de inscrição se falam entre si. As fichas de inscrição estão cada vez mais simplistas e formatadas de forma a não criar situações que o candidato tenha problemas em entender o que está se pedindo para ser prenchido", conclui.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
sexta-feira, 13 de abril de 2012
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)